A viagem no Trem da Morte aconteceu dia 07 de janeiro de 2010.
Eu estava com uma expectativa grande para conhecer o tão falado Trem da Morte, parecia algo tenebroso, mas não foi. Nossas passagens foram compradas no Super Pullman, pelo que dizem, é o melhor, com Ar Condicionado e TV.
Na Estación Puerto Quijarro há grande movimentação de estrangeiros, fazendo toour na América Latina. Foi bom conhecer um pouco de cada povo.
Embarcamos no Trem da Morte às 16 horas, fazendo aproximadamente 21 horas de viagem, até chegar a Santa Cruz de La Sierra.
Antes de entrar no trem fui informada de que teria que me assentar logo em minha poltrona, e permanecer até que já tivesse firmado lugar. Isso porque, segundo o 'informante', alguns amigos bolivianos são meios 'folgados' kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk disse-me que quando eles tomam um lugar, não deixam por nada, ainda que seja a sua poltrona. Interessante isso né?! Mas graças a Deus tudo ocorreu tranquilo, cada um na sua poltrona. Os voluntários do Projeto tomaram todo um vagão do trem :)
Dentro do trem é tudo bem simples, o básico para quem precisa satisfazer TODAS suas necessidades básicas... tem banheiro, lugar para bater-papo (divisor entre os vagões) e até mesmo uma lanchonete. Todo tempo garçons passam de vagão em vagão oferecendo comidas (já prontinhas em marmitex, quentinhas ou friinhas rsrs), por cerca de B$ 10... Ali a gente já começa a conhecer a culinária boliviana, por meio de um suculento MAJADITO e outros pratos.
Na viagem houve um lugar (esqueci o nome) onde o trem ficou parado por mais de 4 horas. Eu estava tão cansada que só percebi isso depois de já termos saído do local rsrsrs
Fizemos evangelismo nos vagões, foi um mover lindo de Deus na vida das pessoas. Como eu não estava 'mandando bem' no espanhol ainda, resolvi acompanhar a Mary Coca, estar com ela foi extraordinário (ela é cruceña - nasceu em Stª Cruz - e está morando no Brasil com a família). A Mary evangelizava e eu intercedia... que lindo... casais sendo restaurados, mulheres se quebrantando e sendo curadas. O trem da morte se tornou o Trem da Vida... Aleluia! Glória a Deus!
Quando chegamos em Santa Cruz foi outra alegria: a recepção dos irmãos bolivianos. Tanto carinho expresso ali, no Seminário Teológico Hebrom, com aquele delicioso almoço... hummmmmmmm "é de dar água na boca quando eu olho pra vc" kkkkkkkkkkkkkkk
Bom pessoal, a viagem no trem da morte foi assim: llena de paz y alegrias, predicación del evangelio y momentos para compartir testemonios con los misioneros.
Ah pessoal uma coisinha mais: eu não lembro em que década ouvi Julio Iglesias e Shakira...huahuahua Se vc tb nem lembra deles, ta ai... prepare! É o que vc mais assiste no trem :P
No fim, a viagem é um pouco cansativa (e põe poooooooooooooooooouco nisso rsrsrs), mas vale a pena. Já dizia o poeta "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".
Besos carinosos
Dios le bendiga
Misionera Ana Paula